A primeira coisa é que estarei comentando sobre os jogadores, mas não de uma maneira muito explicativa das funções de cada, então recomendo a série Analisando posições. Também será falado sobre entrosamento então a postagem FAQ’s #2 Entrosamentos nos times fará função no decorrer da analise e também a série do Victor Santos Olheiros.
Devidamente apresentadas as postagens que farão parte desta analise vamos iniciar a formação de um elenco e já adianto diferente da analise de Formação Tática que foi a ultima na série “Analisando Posições” irei abortar mais na área financeira para montar o elenco fugindo um pouco da área das características, é mais como montar um time bom com pouco dinheiro.

Primeira coisa a ser feita é dar uma analisado em seu elenco e nos objetivos trassados para a temporada, para melhor entender sobre planejamento leia a primeira postagem desta série. Como estarei mostrando a escalar seu time e não a efetuar contratações a postagem sobre finanças não entra neste foco.

Apos uma observação em seu time, você identificará como as características dos jogadores se interagem tendo assim uma noção do estilo de jogo que seu time terá. Depois observaremos a quantidades de peças que temos para aquele estilo de jogo e com isso descobriremos quantos jogadores poderemos ter em cada posição (incluindo reservas) definindo assim uma formação tática e em que área do campo concentrará seu ataque. Analisando tudo isso e com mais detalhes como idade, competição a ser disputada e time adversário saberemos nosso estilo de marcação.

Uma coisa que eu indico é não variar muito entre formações durante as competições, se você usa um time para uma competição e um time para outra essa variação de formações pode ser até mais frequente já que cada time estará entrosado com aquela formação. Mas se for um time muito pequeno, em construção terá dificuldade em manter um plantel com duas equipes então variar muito não é uma forma racional de lidar com isso.

Bom exemplo para comentar isso é você ter um time apenas e em competições como Copa usar 3-5-2 contra-ataque e no Campeonato Nacional usar um 4-3-3 ataque total, não faz nenhum sentido, além de embolar as formações o time não terá um entrosamento.

Usando formações como 3-5-2 equilibrado e 4-4-2 equilibrado já é uma variação mais amena já que pode observar que a quantidade de jogadores em cada posição é praticamente a mesma além do estilo de jogo continuar o mesmo. Aparentemente são formações idênticas, mas que de acordo com a competição são muito diferentes e ainda mantem um entrosamento entre a equipe e podendo proporcionar até um descanso para algum jogador.

Comece sempre a escalar seu time pelo sistema defensivo é a chave de uma boa equipe já que depois de ter certeza que não sofrerá gols marcá-los será algo mais natural, outra coisa é usar formações diferentes e que não prejudique o entrosamento do seu time no mesmo campeonato, já que assim além de testar seu banco você poupará alguns titulares mantendo uma equipe sempre com um elevado índice de energia o que ajuda na campanha ainda mais em equipes pequenas que a rotação de jogadores é menor.

Essa postagem ficou curta e teria até como comentar sobre os reservas nela, na verdade esse era o plano original, mas com os imprevisto da Faculdade não pude fazer isso. Depois que terminei essa postagem voltei ao meu trabalho de informatica, então semana que vem devo voltar com os reservas já que consegui adiantar essa antes do tempo previsto.